Periodontia

O periodonto é o conjunto de tecidos(gengiva, osso e ligamento) que suporta os dentes. Ele estando saudável os dentes estão protegidos. Essa proteção pode ser rompida principalmente por acúmulo bacteriano ao redor dos dentes e/ou hábitos parafuncionais que sobrecarreguem os dentes. Assim acontece a inflamação, a gengiva fica inchada e sangrante e este quadro pode evoluir para perda do osso alveolar, causando mobilidade e possível perda do dente. Os tratamentos periodontais ficaram mais conservadores, rápidos e passaram a ser o “carro chefe”da odontologia preventiva, e a credibilidade veio com a mudança de postura do periodontista, quase como um psicólogo é preciso orientar, motivar e incluir o paciente como um todo no tratamento, revendo hábitos e estado de saúde geral. Os avanços no conhecimento sobre as inter-relações entre saúde bucal e sistêmica, valorizam ainda mais a periodontia. Gengiva inflamada expõe o paciente à riscos diversos, problemas cardíacos como a endocardite bacteriana e a dificuldade do controle da pressão arterial, assim como, para as gestantes o risco é para nascimento prematuro e baixo peso do bebê. Com o diabetes, já é comprovado que ambas as doenças( diabetes e periodontite) possuem envolvimento bidirecional, no qual a manutenção de uma auxilia no controle da outra. Assim, fica fácil entender que gengiva saudável dá mais qualidade de vida para as pessoas, pode trazer de volta ou até dar um novo sorriso, devolvendo auto-estima, confiança e contribuindo para as relações interpessoais satisfatórias. Invista em prevenção, invista em você!